quarta-feira, 14 de maio de 2025

Instantes da vida - Cuba (1)


O deslumbrante Capitólio.

CONHECER CUBA É UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL

Em 2023, tive a oportunidade de viajar para Cuba, eu e meu filho, em companhia de um pequeno grupo de pessoas que viriam a se tornar amigas após a experiência que tivemos por duas semanas no país socialista.

É gostoso relembrar a viagem revendo as fotos que registraram instantes da vida que nos marcaram para sempre.

O difícil ao fazer postagens é escolher algumas fotos e alguns instantes em mil fotografias (risos). Ao rever o álbum, é inevitável não sentir a saudade daqueles dias.

Tudo era novidade naquela viagem, os dias eram diferentes e o coração da gente estava aberto para aquela experiência formidável.

E que povo maravilhoso é o povo cubano! Viva Cuba, viva Fidel e a Revolução de um povo aguerrido que tomou para si a construção do seu futuro!

O mundo civilizado deve exigir o fim do bloqueio criminoso imposto há décadas pelos Estados Unidos com o objetivo de martirizar o povo cubano por ter escolhido outra forma de organização social na maior das ilhas antilhanas.


Brasileiros em
La Bodeguita del Medio


Monumento a José Martí,
Apóstolo da Independência.


O Sancho Pança de Havana.


Hemingway e eu,
Bar Floridita.


Hemingway e o filhão.


Estudantes no Parque da Fraternidade.


A magnificência do Capitólio.

Havana querida, saudades de ti e do povo amigo e acolhedor!

William Mendes


segunda-feira, 31 de março de 2025

30 de março - Sem anistia pra golpista!



ATO CONTRA ANISTIA PARA OS GOLPISTAS

O domingo, 30 de março de 2025, foi dia de luta e comemoração ao mesmo tempo. 


Foi dia de gritar "Sem anistia pra golpista!" no ato na Praça Oswaldo Cruz e comemorar o indiciamento do inominável que tanto mal fez ao país.


As pessoas foram chegando no início da tarde para somar vozes e expressões em busca de justiça e democracia de verdade.


É lindo demais ver gerações diversas unidas na mesma jornada de lutas contra a impunidade dos canalhas fascistas e golpistas que tentam livrar a cara de Jair Bolsonaro e outros bolsonaristas.

Com o companheiro Robinho.

A região da Avenida Paulista se transformou numa maré vermelha e num desfile de bandeiras e cartazes criativos pedindo o julgamento e prisão daquela figura desprezível que ocupou a presidência do Brasil de forma vil.


Após o ato na Praça Oswaldo Cruz, a massa vermelha e colorida desceu até a antiga sede do DOI-Codi, local usado para torturar e matar cidadãs e cidadãos brasileiros durante aquela ditadura infame que vivemos entre 1964 e 1985.


É difícil descrever para uma pessoa que nunca participou de uma manifestação como as nossas a sensação incrível que é ver milhares de lutadoras e lutadores pelas causas populares cantando e se expressando. É lindo demais!


Durante a atividade de luta, encontrei diversas companheiras e companheiros que dividiram piquetes de greves e grandes mobilizações sindicais em nossa história de campanhas salariais dos bancários.

Companheiras Deise, Dulce e Elisete.

Temos que ocupar as ruas com mobilizações nacionais como essa que cobra justiça e não aceita a impunidade da camarilha fascista que planejou não só instalar nova ditadura no país como planejou a morte do presidente Lula.


Foi um dia marcante e fico feliz por ter participado dessa manifestação.

William Mendes


sábado, 8 de março de 2025

Dia Internacional das Mulheres



8 DE MARÇO NA PAULISTA

Ver pessoas deixarem seus afazeres ou outras opções de uso do tempo para priorizarem a participação em um ato político é a esperança de um presente e um futuro melhor.


Jovens, jovens e mais jovens se abraçam, se beijam, conversam, riem, alegria...


Dos alto-falantes vêm as vozes das lideranças femininas, vozes potentes e falas potentes, as mulheres exigem serem donas de seus corpos e de seus desejos.


Pessoas das mais diversas origens, cores, jeitos, todas ali na unidade pelos direitos das mulheres, e contra toda a desgraça imposta pelo mundo dos homens e da sociedade capitalista.


Não só jovens... todos nós das gerações que já somaram horas nas lutas estávamos lá no ato do 8 de Março na Paulista. A luta deve ser unitária!


Eu fico esperançoso a cada grupo que vai chegando chegando e somando na manifestação, os movimentos das mulheres pretas, o MST, o MTST, os sindicatos, as centrais, os partidos, as associações, gente e gente de luta.


Assusta ver centenas de homens fardados e armados e prontos para nos ferir se vier a ordem para isso. A polícia militar é o braço armado dos nossos inimigos, os donos do poder. Mas correu tudo bem, não nos feriram hoje.


As bandeiras com as frases e ideias potentes são colírios para os nossos olhos. Bolsonaro na cadeia é um desejo de justiça de toda pessoa que tem consciência política ou que não é mau-caráter. Só defende os crimes daquele sujeito gente que não presta. Óbvio!


O Dia Internacional das Mulheres na Avenida Paulista foi um dia bonito, foi um dia de luta.


Valeu ter estado lá, foi um instante de minha vida.


William Mendes


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Instantes da vida (12)



FEVEREIRO EM MEU MUNDO

Entendi a urgência neste mês que termina.




Meu tempo é o instante: como as flores de um flamboyant.

Minha vida é o agora.




Ainda tenho pés para me levarem.

O sol ainda brilha e ilumina.




O céu pode ser azul...

Também tem céu de tempestades.




Fiz minha primeira foto da lua.

Tudo como a vida: mudança.




Vivamos como se o instante fosse o mais importante da vida.

William