quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Barra do Garças - MT


Barra do Garças, MT.

Passeio a Barra do Garças, Mato Grosso.

Em 2022, minha mãe, meu pai e eu estivemos em Barra do Garças, Mato Grosso, visitando a família do tio Léo, tia Regina e Lara. 

Pastelaria do Léo, no Mercado Municipal.


A família é conhecida na cidade por causa da Pastelaria do Léo, tradicional ponto de encontro do pessoal para fazer um lanche e tomar um suco. 

Trouxe para Osasco umas saltenhas.

A saltenha da Pastelaria do Léo é famosa no Brasil todo.

Chegando ao Cristo, 1200 degraus.
Uma das atrações de Barra do Garças.

Estivemos na Barra no mês de julho, que é um mês de temporada de praia, pois o Rio Araguaia está na época de seca e ao longo do rio se formam belas praias de água doce.

Monumentos no alto da Serra Azul.

A cidade de Barra do Garças fica na divisa dos Estados de Mato Grosso e Goiás, de um lado do Rio Araguaia temos a Barra e do outro lado temos Aragarças. 

Início da subida ao Cristo. Parque
Estadual da Serra Azul, Barra do Garças.

Eu frequento a região desde muito jovem, meus tios foram pra lá faz décadas e eu já passava alguns dias de férias na casa deles desde antes de 20 anos de idade. 

Tio Léo e tia Regina, e meus pais.

Um dos cartões postais da cidade é o Cristo no alto da Serra Azul. Quando eu subia até lá no final dos anos oitenta não havia a estrutura que tem hoje, com 1200 degraus até o topo. Nós subíamos o morro por uma trilha bem difícil, escorregadia e com cascalhos soltos.

A Estância Saltenha, casa dos tios,
é muito agradável.

Hoje, a visita ao Cristo no alto da Serra Azul fica dentro de um parque, o Parque Estadual da Serra Azul.

Uma das represas com peixes na casa dos tios.

Na visita que fizemos em 2022, ficamos na casa de nossos tios, na Estância Saltenha, afastada uns 15 Km da cidade por uma estrada parte asfaltada, parte de terra.

Confesso que prefiro comer
que pescar o peixe.

O local é muito gostoso, tem represas e boa estrutura para reunir a família. Numa das represas tem até um jacaré que aparece de vez em quando.

Mutum-de-penacho.

Para nós que somos do Sudeste e de cidade grande, ver aves exóticas é muito legal. Vi mutum, saracura e outras aves da região.

Mel a gente come assim por lá...

Ao ir de carro para Barra do Garças, fui e voltei andando 3 mil quilômetros, quase atropelei uma seriema... elas aparecem do nada na pista. Por sorte, consegui frear e desviar dela. Ficaria martirizado se tivesse machucado a ave.

Um passeio no Balneário de Águas Quentes, um parque municipal.

Passamos cinco dias na Barra do Garças e também visitamos o Balneário de Águas Quentes, outra atração da cidade. Eu frequento o clube desde que havia só duas piscinas bem simples. Hoje a estrutura é enorme e tem o Rio do Sossego. A entrada é muito barata, 10 reais. 

Sentar-se aqui no alto e ficar vendo
a cidade lá embaixo é um momento único.

Enfim, foram momentos memoráveis que passamos na Barra. Minha mãe e nós todos matamos saudades da família do tio Léo e eu tenho um carinho muito grande por Barra do Garças e pela família de lá. 

Anoitecer na Estância Saltenha.

Lá, vi crescer minha prima Lara e meus primos Cleyber e Edlran, que, infelizmente, já nos deixaram.

Seguimos caminhando por aí.
Fazendo caminhos...

Barra do Garças é um lugar pra se guardar no coração e se visitar sempre que possível.

William