segunda-feira, 30 de junho de 2025

Instantes da vida (15)


6h18.

ALVORADA EM OSASCO (16/07/16)

Naquele sábado, acordava para um fim de semana com a família em Osasco. Morava em Brasília, onde trabalhava.

6h30.

Estava em um hotel, vendo o nascer do sol.

6h54.

O ano de 2016 foi um ano muito desafiador.

6h56.

Como parte de meu planejamento político no trabalho, visitei os 26 estados brasileiros. Foi uma grande experiência contatar todas as bases sociais da autogestão na qual era diretor eleito.


Fiz o que tinha que ser feito.

William Mendes


terça-feira, 27 de maio de 2025

Instantes da vida (14)


27/06/17.

VISTO A CAMISA DA CASSI

Quando cheguei eleito à gestão da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil decidi que continuaria vestindo a camisa do movimento ou organização à qual pertencia. 

Por muitos anos vesti a camisa da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de entidades sindicais da categoria bancária e do Partido dos Trabalhadores (PT). Não seria diferente na Cassi.

Por quatro anos, meu uniforme de diretor de saúde da Cassi foram minhas camisas da Cassi.

William


Instantes da vida (13)


17/01/17.

PORTO DE GALINHAS

O som do mar, a brisa prazenteira, um instante de relaxamento na bela Porto de Galinhas, em Pernambuco.

William

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Instantes da vida - Cuba (2)


Fortaleza San Carlos de la Cabaña.
Havana (Cuba)


QUANDO PENSO EM SOLIDARIEDADE ENTRE OS POVOS, PENSO EM CUBA

A experiência de conhecer um pouco da história do povo cubano e sua luta pela liberdade e autonomia nos faz acreditar que tudo é possível quando se pensa na utopia e na capacidade dos seres humanos.

Estamos vivendo numa quadra ruim da história humana neste momento, ano 2025. Em pleno século XXI o mundo assiste a um genocídio sem capacidade de interromper a tragédia que já matou dezenas de milhares de palestinos e que ameaça de morte pela fome milhões de crianças, mulheres e civis na Palestina ocupada pelos exércitos dos judeus sionistas.

O povo cubano lutou por sua liberdade e por sua terra por mais de um século. As lutas pela independência, que começaram em meados do século XIX, só se concretizaram em 1º de janeiro de 1959, através dos lutadores e lutadoras liderados por Fidel Castro e seus companheiros e companheiras. E sempre inspirados por José Martí.

Se um povo de uma pequena ilha, com poucos recursos materiais, mas com um coração e uma chama que queimam por liberdade e autonomia, e com uma educação libertadora, conseguiu se libertar dos exércitos de dois impérios, primeiro o espanhol e depois o norte-americano, podemos sempre acreditar no sonho de um mundo livre das mazelas e desgraças do capitalismo exploratório e inumano.

Capitólio Nacional de Cuba.



Dom Quixote no Centro
Fidel Castro Ruz.


Fidel Castro,
líder de um povo solidário.


Brasileiros solidários
a Cuba e ao povo cubano.

A viagem a Cuba é uma oportunidade para qualquer pessoa conhecer outra forma de se organizar uma sociedade humana, sem a lógica do lucro e da exploração a qualquer custo e tendo como consequência a miséria da maioria.

As dificuldades materiais que o povo cubano enfrenta são conhecidas por todos nós e sabemos que o bloqueio dos Estados Unidos é o principal motivo dessa situação. Impor bloqueios comerciais e econômicos é uma das formas mais vis de forçar a miséria de um povo por motivos políticos.

Toda a nossa solidariedade ao povo cubano! Toda a nossa solidariedade ao povo palestino! Toda a nossa solidariedade aos povos que estão sofrendo com as imposições imperialistas no mundo.

William

As fotos são de abril e maio de 2023

quarta-feira, 14 de maio de 2025

Instantes da vida - Cuba (1)


O deslumbrante Capitólio.

CONHECER CUBA É UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL

Em 2023, tive a oportunidade de viajar para Cuba, eu e meu filho, em companhia de um pequeno grupo de pessoas que viriam a se tornar amigas após a experiência que tivemos por duas semanas no país socialista.

É gostoso relembrar a viagem revendo as fotos que registraram instantes da vida que nos marcaram para sempre.

O difícil ao fazer postagens é escolher algumas fotos e alguns instantes em mil fotografias (risos). Ao rever o álbum, é inevitável não sentir a saudade daqueles dias.

Tudo era novidade naquela viagem, os dias eram diferentes e o coração da gente estava aberto para aquela experiência formidável.

E que povo maravilhoso é o povo cubano! Viva Cuba, viva Fidel e a Revolução de um povo aguerrido que tomou para si a construção do seu futuro!

O mundo civilizado deve exigir o fim do bloqueio criminoso imposto há décadas pelos Estados Unidos com o objetivo de martirizar o povo cubano por ter escolhido outra forma de organização social na maior das ilhas antilhanas.


Brasileiros em
La Bodeguita del Medio


Monumento a José Martí,
Apóstolo da Independência.


O Sancho Pança de Havana.


Hemingway e eu,
Bar Floridita.


Hemingway e o filhão.


Estudantes no Parque da Fraternidade.


A magnificência do Capitólio.

Havana querida, saudades de ti e do povo amigo e acolhedor!

William Mendes

As fotos são de abril e maio de 2023

segunda-feira, 31 de março de 2025

30 de março - Sem anistia pra golpista!



ATO CONTRA ANISTIA PARA OS GOLPISTAS

O domingo, 30 de março de 2025, foi dia de luta e comemoração ao mesmo tempo. 


Foi dia de gritar "Sem anistia pra golpista!" no ato na Praça Oswaldo Cruz e comemorar o indiciamento do inominável que tanto mal fez ao país.


As pessoas foram chegando no início da tarde para somar vozes e expressões em busca de justiça e democracia de verdade.


É lindo demais ver gerações diversas unidas na mesma jornada de lutas contra a impunidade dos canalhas fascistas e golpistas que tentam livrar a cara de Jair Bolsonaro e outros bolsonaristas.

Com o companheiro Robinho.

A região da Avenida Paulista se transformou numa maré vermelha e num desfile de bandeiras e cartazes criativos pedindo o julgamento e prisão daquela figura desprezível que ocupou a presidência do Brasil de forma vil.


Após o ato na Praça Oswaldo Cruz, a massa vermelha e colorida desceu até a antiga sede do DOI-Codi, local usado para torturar e matar cidadãs e cidadãos brasileiros durante aquela ditadura infame que vivemos entre 1964 e 1985.


É difícil descrever para uma pessoa que nunca participou de uma manifestação como as nossas a sensação incrível que é ver milhares de lutadoras e lutadores pelas causas populares cantando e se expressando. É lindo demais!


Durante a atividade de luta, encontrei diversas companheiras e companheiros que dividiram piquetes de greves e grandes mobilizações sindicais em nossa história de campanhas salariais dos bancários.

Companheiras Deise, Dulce e Elisete.

Temos que ocupar as ruas com mobilizações nacionais como essa que cobra justiça e não aceita a impunidade da camarilha fascista que planejou não só instalar nova ditadura no país como planejou a morte do presidente Lula.


Foi um dia marcante e fico feliz por ter participado dessa manifestação.

William Mendes


sábado, 8 de março de 2025

Dia Internacional das Mulheres



8 DE MARÇO NA PAULISTA

Ver pessoas deixarem seus afazeres ou outras opções de uso do tempo para priorizarem a participação em um ato político é a esperança de um presente e um futuro melhor.


Jovens, jovens e mais jovens se abraçam, se beijam, conversam, riem, alegria...


Dos alto-falantes vêm as vozes das lideranças femininas, vozes potentes e falas potentes, as mulheres exigem serem donas de seus corpos e de seus desejos.


Pessoas das mais diversas origens, cores, jeitos, todas ali na unidade pelos direitos das mulheres, e contra toda a desgraça imposta pelo mundo dos homens e da sociedade capitalista.


Não só jovens... todos nós das gerações que já somaram horas nas lutas estávamos lá no ato do 8 de Março na Paulista. A luta deve ser unitária!


Eu fico esperançoso a cada grupo que vai chegando chegando e somando na manifestação, os movimentos das mulheres pretas, o MST, o MTST, os sindicatos, as centrais, os partidos, as associações, gente e gente de luta.


Assusta ver centenas de homens fardados e armados e prontos para nos ferir se vier a ordem para isso. A polícia militar é o braço armado dos nossos inimigos, os donos do poder. Mas correu tudo bem, não nos feriram hoje.


As bandeiras com as frases e ideias potentes são colírios para os nossos olhos. Bolsonaro na cadeia é um desejo de justiça de toda pessoa que tem consciência política ou que não é mau-caráter. Só defende os crimes daquele sujeito gente que não presta. Óbvio!


O Dia Internacional das Mulheres na Avenida Paulista foi um dia bonito, foi um dia de luta.


Valeu ter estado lá, foi um instante de minha vida.


William Mendes


sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Instantes da vida (12)



FEVEREIRO EM MEU MUNDO

Entendi a urgência neste mês que termina.




Meu tempo é o instante: como as flores de um flamboyant.

Minha vida é o agora.




Ainda tenho pés para me levarem.

O sol ainda brilha e ilumina.




O céu pode ser azul...

Também tem céu de tempestades.




Fiz minha primeira foto da lua.

Tudo como a vida: mudança.




Vivamos como se o instante fosse o mais importante da vida.

William