sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Despedida de Jaboticabal (SP)

Até qualquer dia, Jaboticabal! 

Ao nos despedirmos de Jaboticabal (SP), encerramos uma etapa de nossas vidas, principalmente da vida de nosso filho, e seguimos adiante para as novas etapas do viver.

Entardecer no lago municipal.

O lago da cidade é um lugar que oferece gratuitamente o prazer do momento em contato com a natureza. Pássaros e plantas com as cores dos instantes do dia.

Há peixes tanto no lago quanto no rio ao lado.

Ao lado do lago, passa o rio que corta a cidade. É impressionante ver na cidade a quantidade de cardumes de peixes que se vê ali. É uma diversão à parte ficar vendo os pássaros pescarem no local.

Entardecer no lago municipal.

No fim dos dias, vemos no lago um festival de sons dos pássaros e as capivaras saindo do lago. É muito legal.

Jabuticabas florescendo.

Em Jaboticabal vemos as jabuticabeiras (ou jaboticabeiras) florescerem em agosto. Dois dias depois dessa foto, os galhos e troncos estavam todos brancos como penugem de aves.

Ipê branco no portão da Unesp.

Na frente do portão da Unesp tem uma pequena praça de rotatória e uns ipês lindos. Dessa vez que lá estivemos foi possível ver o florescer do ipê e de brinde tinha uma casa de joão-de-barro.

Casa de joão-de-barro em ipê branco.

Como estava um dia nublado foi preciso trabalhar um pouco a luminosidade da foto para ver a casinha do joão-de-barro no ipê branco com um céu nublado.

Da praça para a morada do filhão.

Nos dias finais em Jaboticabal, sentei-me algumas horas na praça em frente ao condomínio onde nosso filho morou por alguns anos. No interior, ainda é possível ler em praças públicas.

Entardecer em Jaboticabal.

O céu de Jaboticabal é um daqueles céus azuis de cidades com pouca poluição, apesar das queimadas da região por causa das plantações do "agro pop".

Despedidas do Condomínio Bali,
da Praça do Rotary e de Jaboticabal.

Até qualquer dia, Jaboticabal, cidade do interior de São Paulo com cerca de 80 mil habitantes e com um dos campus da Unesp.

William


segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Jaboticabal (SP) - Instantes com o filhão



Jaboticabal foi a cidade onde meu filho escolheu estudar quando definiu que curso superior gostaria de fazer: Ciências Biológicas, no campus da Unesp Jaboticabal.
 

Esse lago destacado na postagem é o lago municipal, é um local belíssimo, tranquilo e cheio de peixes e pássaros. Ele tem uma pista para caminhar ao redor e bancos para se apreciar a paisagem.


Sempre que visitamos o filhão na cidade, o lago era roteiro certo. Tem um restaurante ali perto muito bom, então era só almoçar e curtir a beleza da paisagem.


O lago tem aves diversas, garças são frequentes ali. Conforme o período do ano, tem mais de uma espécie de ave migratória.


Apesar de ser proibido pescar por causa das capivaras que habitam o lago e que podem trazer riscos à saúde das pessoas por causa dos carrapatos, sempre tem gente pescando no lago.


Como se pode ver, a cidade é uma típica cidade do interior, com ruas tranquilas e áreas com animais domésticos e silvestres. Tanto vemos gado quanto cobras nas calçadas, como já vi.


O pôr do sol em Jaboticabal é maravilhoso, os reflexos solares no fim da tarde e as revoadas de pássaros são espetáculos à parte.


E como é comum nas cidades brasileiras, não poderia deixar de registrar a bela igreja da cidade, a igreja da Paróquia de São Benedito.


Fecho a postagem com esse céu azul cheio de nuvens de algodão. O entardecer visto da janela da casa do filhão sempre foi um show gratuito para quem gosta de apreciar o céu e a natureza.

Jaboticabal, cidade onde nosso filhão passou alguns anos de sua vida. Essas fotos foram registradas em fevereiro de 2019.

William