Praia dos Carneiros - Pernambuco
Este turista que passeia por uma das paisagens de cartão postal mais conhecidas do Brasil, a Praia dos Carneiros, e que visitou hoje a pequena igreja dos Carneiros ou Capela de São Benedito, não tinha muita noção do quanto a região é um retrato do Brasil que nunca dará certo e nunca será um lugar melhor e mais justo para o povo enquanto as coisas continuarem como são há cinco séculos: um país de poucos donos de tudo.
Como uma construção de 1910 seria do século XVIII? Ainda não entendi. São Benedito, o santo negro, é do s. XVI. |
Pesquisei um pouco sobre as histórias do município de Tamandaré, da Praia dos Carneiros, da Capela de São Benedito, do Visconde do Rio Formoso e depois da família dos Carneiros (hoje já são outros donos) e de tudo que liga o passado da região a uma história de privilégios, patriarcado, compadrios e exclusão da amplíssima maioria do povo pernambucano e brasileiro do acesso aos direitos básicos da cidadania, uma história de cinco séculos.
Capela de São Benedito, Praia dos Carneiros. |
É muito interessante como se dão as narrativas formais e informais da história. Tudo é muito lindo, muito laudatório, não existe crítica alguma ao fato de um cara, uma família, ter ganhado em algum momento uma região que poderia abrigar uma comunidade, uma parte de um Estado, e ninguém acha isso errado, injusto, inaceitável. Um sujeito vira visconde, ganha as terras x ou y e tudo beleza.
Igrejinha da Praia dos Carneiros. |
Ao conversar com os habitantes locais, trabalhadores e sobreviventes não proprietários de nada, que vivem de pescar algum marisco, de vender alguma coisa na frente dos restaurantes e hotéis e pousadas, quase sempre afrodescendentes, eles explicam aos turistas que tudo pertence à mesma família, tudo, os restaurantes, os empreendimentos para hospedar turistas, a Capela de São Benedito, tudo é privado! A praia é privada. Tudo é privado.
As marés altas tendem a destruir a igreja. |
Um dos vendedores ambulantes, que nos vendeu uma cocada caseira, nos disse que a família dona de tudo é metida na política também, tem gente em tudo quanto é cargo político. Ou seja, neste canto do Brasil, retrato do restante do país, os poucos donos de tudo, são também os inatingíveis pelas leis, são os caras das carteiradas, amigos dos executivos, legislativos e judiciários, das empresas de comunicação locais. São as pessoas de bem (bens). Nada pega contra essa gente privilegiada, porcentagem ínfima de homens brancos que vivem neste país.
Para fotografar o local sem multidão, só se levantando bem cedo. Fiz isso! |
Enfim, esta postagem com as fotos "bonitinhas" da Capela de São Benedito, propriedade privada, igrejinha da Praia dos Carneiros, propriedade privada, acabou sendo uma postagem com alguma crítica, com alguma dissonância das narrativas bonitinhas que contam como tudo é bonitinho por aqui.
Havia outras construções no entorno, mas o mar consumiu todas elas. |
Sem uma mudança radical, popular, de distribuição das propriedades e riquezas do país, desconcentrando a riqueza das mãos de poucas pessoas, nunca teremos um país justo. O Brasil não pode ser um bom lugar para se viver com tanta normalização de privilégios de poucos em prejuízo da quase totalidade do povo brasileiro.
William
Post Scriptum: a postagem anterior sobre Praia dos Carneiros pode ser lida aqui.