quinta-feira, 8 de junho de 2023

Cuba - Murallas antiguas de La Habana


Edificações e carros antigos,
Havana, Cuba.

Havana foi uma cidade-fortaleza

A República Socialista de Cuba, ilha localizada na região do Caribe, impressiona todas as pessoas que a visitam porque o patrimônio cultural material e imaterial do povo cubano é muito preservado.

Puerta de la Tenaza, próxima
à estação central dos trens.

Em alguns dos passeios, os turistas podem experimentar a sensação de que o tempo parou ao conhecer, por exemplo, estruturas antigas da região de Havana Velha.


A sensação de estar no passado pode se dar tanto por causa dos famosos carros dos anos 50 - talvez nem os Estados Unidos tenham tantos carros daqueles quanto Cuba - como também pela imensa quantidade de edificações seculares, preservadas ou ainda mantidas para futura restauração. 

Muralhas construídas entre 1674 e 1797.

Em algumas partes da cidade vemos alguns fragmentos da grande muralha que cercou a Ilha durante os séculos XVII e XVIII. 


Os portões da cidade-fortaleza eram fechados durante a noite e só eram reabertos na madrugada do dia seguinte. 

Fragmento da Muralla defronte
ao Museo de la Revolución
.

Até hoje acontece em Havana uma cerimônia que relembra essa época, o Cañonazo de las nueve, cerimônia realizada na Fortaleza San Carlos de La Cabaña (ver postagem aqui). 

O jovem Fidel sobre a Muralla.

Estivemos em Cuba entre o final de abril e o início de maio de 2023 e registramos algumas fotos da Muralha que circundava La Habana, fazendo da cidade uma antiga cidade-fortaleza. 

Homenagem a Eusebio Leal Spengler, um dos
historiadores responsável pela preservação
do patrimônio cultural em Cuba após a Revolução.

Eu particularmente gosto muito de história e de feitos humanos ao longo da história: a mão humana em ação. 

Cuba é história pura!

William


quinta-feira, 1 de junho de 2023

Cuba - Fortaleza San Carlos de La Cabaña



Cinturão de proteção em Havana, Cuba

A Ilha de Cuba contém uma série de fortificações e estruturas antigas e preservadas construídas ao longo dos séculos com o intuito de se proteger contra invasões. 


Um dos motivos do interesse em ocupar a Ilha por parte dos mais diversos países invasores das Américas ao longo da história das navegações desde a idade média seria pela posição estratégica que Cuba ocupa geograficamente, no Mar do Caribe.


Fortaleza San Carlos de La Cabaña

Esta fortificação em Havana, capital de Cuba, está bastante conservada e tem uma vida cultural intensa. 

É comum haver feiras e eventos.

É nela que acontecem todas as noites, às 9 horas, a cerimônia El cañonazo de las nueve, relembrando os tempos nos quais a cidade fortificada fechava diariamente os portões.


El cañonazo era um disparo de canhão para alertar a população sobre o fechamento dos portões, que só seriam abertos na madrugada do dia seguinte. 


A tradição foi mantida mesmo após a retirada das muralhas, e a cerimônia só foi interrompida durante a 2ª Guerra Mundial, voltando a ocorrer após 1945.


A República Socialista de Cuba tem como algumas de suas bases de sustentação o foco na Educação, Saúde e Cultura, o que faz com que haja um grande trabalho de preservação de sua História e de seu patrimônio cultural material e imaterial. São diversas fortificações preservadas no país.


Na cerimônia do Cañonazo, soldados vestidos com roupas de época marcham até o canhão com tochas e ao som de tambores e durante quase meia hora executam uma bela encenação que culmina com o disparo do canhão, que tem um som ensurdecedor.


A multidão que assiste ao espetáculo fica ao redor dos soldados e a experiência é muito interessante.


Estivemos em Cuba neste ano de 2023, entre abril e maio, e a cerimônia do Cañonazo realizada na Fortaleza San Carlos de La Cabaña, na cidade de Havana, é um momento cultural que os visitantes não devem perder.

William