Cinturão de proteção em Havana, Cuba
A Ilha de Cuba contém uma série de fortificações e estruturas antigas e preservadas construídas ao longo dos séculos com o intuito de se proteger contra invasões.
Um dos motivos do interesse em ocupar a Ilha por parte dos mais diversos países invasores das Américas ao longo da história das navegações desde a idade média seria pela posição estratégica que Cuba ocupa geograficamente, no Mar do Caribe.
Fortaleza San Carlos de La Cabaña
Esta fortificação em Havana, capital de Cuba, está bastante conservada e tem uma vida cultural intensa.
É comum haver feiras e eventos. |
É nela que acontecem todas as noites, às 9 horas, a cerimônia El cañonazo de las nueve, relembrando os tempos nos quais a cidade fortificada fechava diariamente os portões.
El cañonazo era um disparo de canhão para alertar a população sobre o fechamento dos portões, que só seriam abertos na madrugada do dia seguinte.
A tradição foi mantida mesmo após a retirada das muralhas, e a cerimônia só foi interrompida durante a 2ª Guerra Mundial, voltando a ocorrer após 1945.
A República Socialista de Cuba tem como algumas de suas bases de sustentação o foco na Educação, Saúde e Cultura, o que faz com que haja um grande trabalho de preservação de sua História e de seu patrimônio cultural material e imaterial. São diversas fortificações preservadas no país.
Na cerimônia do Cañonazo, soldados vestidos com roupas de época marcham até o canhão com tochas e ao som de tambores e durante quase meia hora executam uma bela encenação que culmina com o disparo do canhão, que tem um som ensurdecedor.
A multidão que assiste ao espetáculo fica ao redor dos soldados e a experiência é muito interessante.
Estivemos em Cuba neste ano de 2023, entre abril e maio, e a cerimônia do Cañonazo realizada na Fortaleza San Carlos de La Cabaña, na cidade de Havana, é um momento cultural que os visitantes não devem perder.
William
Um dos lugares mais impressionantes para se visitar em Havana, um por do sol maravilhoso, uma vista espetacular, quando retornar à Cuba vou visitar a fortaleza novamente. As fotos tiradas desse local produzem lembranças maravilhosas.
ResponderExcluirSim, é verdade, é um lugar impressionante e não se pode deixar de ir até lá estando em Havana. Também pretendo voltar lá. Abraços!
ResponderExcluir