Andar pelo Malecón é um passeio muito legal para os turistas em Havana
O calçadão de cimento com vistas para o mar azul de Havana é um passeio imperdível para os turistas que visitam Havana, em Cuba.
A história do Malecón é centenária, a construção começou lá no início do século XX, em 1902, e ao longo de décadas foi sendo estendido até completar 8 Km de calçadão pela orla ao Norte da capital do país.
Na primeira visita a Havana, em 2023, eu e o filhão passeamos pelo Malecón, desde o Hotel Nacional de Cuba, lá no final da Avenida 23, até o Capitolio Nacional de Cuba.
Cascata do Hotel Nacional de Cuba. |
Na Segunda visita à capital cubana, caminhei pelo Malecón duas vezes.
Visão da parte de trás do Hotel Nacional. |
Num dos dias, voltava de um passeio, um evento cultural da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, ocorrida neste ano.
No outro dia de caminhada no Malecón, fui pelo calçadão até o Hotel Nacional e voltei até o Capitólio. Vi o edifício em formato de livro (Focsa, de 1956) e andei ao todo 8,5 Km, me despedindo da cidade, do país e povo acolhedores.
Nesta caminhada de 2024, para me despedir de Havana, flanando pelo Malecón, peguei o Paseo del Padro desde o início, fui até a orla marítima e caminhei tranquilamente alguns quilômetros.
De onde saí, avistava lá do outro lado, as construções imponentes do Hotel Nacional e do edifício em formato de livro ao fundo. Magníficos!
Em uma das minhas paradas para ouvir as ondas do mar batendo nas pedras e nos paredões, avistei a bandeira cubana, linda, linda!
Eu não sei ao certo se no passado, as estruturas abaixo do calçadão foram piscinas públicas, parecem piscinas para o povo se refrescar nos dias de muito calor. Isso eu não pesquisei.
A caminhada foi muito prazerosa. Eu pretendia almoçar em um restaurante no alto do edifício Focsa, mas como era segunda-feira, estavam fechados os locais onde poderia almoçar, acabei comendo perto da Casa de Isabel, onde estava hospedado.
Voltando pelo Malecón, os caminhantes avistam de um lado da entrada da Bahía de la Habana, a torre do Castillo de los Tres reyes del Morro, e do lado por onde se vem, o Castillo de San Salvador de la Punta.
Alí no final do passeio pelo Malecón, após passar ao lado do Hotel Paseo del Prado, o turista tem uma bela visão do Paseo del Prado com o Capitólio ao fundo.
No meio do caminho entre o início e o fim do percurso pelo Malecón, vemos o grandioso Parque Antonio Maceo e o monumento que homenageia o herói nacional.
Amigas e amigos leitores, a viagem a Cuba é inesquecível, por diversos motivos, é uma experiência que vale a pena.
Nesta semana está acontecendo a 42ª Edição da Feira Internacional do Turismo (FitCuba 2024) e o governo está desenvolvendo facilidades para os turistas que forem visitar o país.
Azul e verde característicos na Ilha. |
A tarjeta (o visto) agora será de forma digital e o país tem boa estrutura para acolher os turistas. Do Brasil as pessoas podem voar pela Copa Airlines e pela Latam.
Av. 23, descendo para o Hotel Nacional e o Malecón. |
É isso. Vamos viajar para a maior ilha do Caribe, conhecer a cultura e as belezas do país.
William Mendes
Post Scriptum: a postagem anterior desta série sobre Cuba, que abordei as belas praias cubanas, pode ser lida aqui.