quinta-feira, 2 de maio de 2024

Centro Fidel Castro Ruz en Cuba



"Trincheras de ideas valen más que trincheras de piedra"


Estive em Cuba em duas oportunidades e nas duas vezes visitei o Centro Fidel Castro Ruz, na capital Havana.


A visita guiada é marcante e os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco melhor a história do líder revolucionário, o Comandante Fidel Castro, que liderou os jovens cubanos e o povo humilde e trabalhador na libertação do país das garras do tirano Fulgencio Batista, capacho dos Estados Unidos até 1958.

Maquete do Iate Granma.

Durante a visita guiada nos é apresentada a história da Revolução Cubana como consequência de um processo de libertação do país e do povo que lutou por sua liberdade desde meados do século XIX. Destaca-se muito a figura extraordinária de José Martí, Apóstolo da Independência de Cuba.

José Martí...

Vemos na exposição uma obra magnífica. José Martí está em Fidel Castro, que está em José Martí... alternando uma e outra figura excepcionais, exemplos de seres humanos.

Fidel Castro...

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco das lutas do povo cubano por sua autonomia e por sua soberania. Neste ano completaram-se 65 anos de vitória do povo ao expulsar o ditador que fazia do país um quintal do império do norte, um lugar dominado pelas máfias e pela exploração do povo que vivia na miséria absoluta.


Gracias por tu corazón, gracias por todo, Fidel.


Com o passar dos anos de construção da sociedade socialista cubana, Fidel liderou o país a partir do foco na educação política e libertadora baseada nos ensinamentos de José Martí. Frei Betto, nosso intelectual dominicano, se tornou desde os anos oitenta, grande amigo do povo cubano e é uma pessoa muito querida por todos no país.


Eu tive o privilégio de conhecer Frei Betto justamente nesta segunda viagem que fiz a Cuba em fevereiro deste ano e, desde então, estou ouvindo e lendo mais os ensinamentos do escritor, jornalista e assessor de movimentos sociais de diversos tipos e lugares.

Frei Betto fala para jovens diplomatas cubanos.

Quando vejo Frei Betto e a educadora Maria Leite explicando a respeito da educação baseada no modelo Paulo Freire, que também tenho lido atualmente, compreendo o quanto a educação em Cuba é central na resistência revolucionária do povo, que mesmo após décadas de sofrer um bloqueio criminoso dos Estados Unidos, luta com altivez pela manutenção dos avanços sociais do socialismo.

"Con todos y para
el bien de todos"

Viva Fidel! Viva Cuba e o povo cubano! Fora do socialismo só encontramos a barbárie como vemos no capitalismo.


O mundo civilizado e humanista exige o fim do bloqueio criminoso imposto pelos Estados Unidos ao povo cubano!

William Mendes


Post Scriptum: a postagem anterior sobre o tema Cuba aborda o 1º de Maio na Ilha (veja aqui).


Nenhum comentário:

Postar um comentário