"Trincheras de ideas valen más que trincheras de piedra"
Estive em Cuba em duas oportunidades e nas duas vezes visitei o Centro Fidel Castro Ruz, na capital Havana.
A visita guiada é marcante e os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco melhor a história do líder revolucionário, o Comandante Fidel Castro, que liderou os jovens cubanos e o povo humilde e trabalhador na libertação do país das garras do tirano Fulgencio Batista, capacho dos Estados Unidos até 1958.
Maquete do Iate Granma. |
Durante a visita guiada nos é apresentada a história da Revolução Cubana como consequência de um processo de libertação do país e do povo que lutou por sua liberdade desde meados do século XIX. Destaca-se muito a figura extraordinária de José Martí, Apóstolo da Independência de Cuba.
José Martí... |
Vemos na exposição uma obra magnífica. José Martí está em Fidel Castro, que está em José Martí... alternando uma e outra figura excepcionais, exemplos de seres humanos.
Fidel Castro... |
Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco das lutas do povo cubano por sua autonomia e por sua soberania. Neste ano completaram-se 65 anos de vitória do povo ao expulsar o ditador que fazia do país um quintal do império do norte, um lugar dominado pelas máfias e pela exploração do povo que vivia na miséria absoluta.
Gracias por tu corazón, gracias por todo, Fidel.
Com o passar dos anos de construção da sociedade socialista cubana, Fidel liderou o país a partir do foco na educação política e libertadora baseada nos ensinamentos de José Martí. Frei Betto, nosso intelectual dominicano, se tornou desde os anos oitenta, grande amigo do povo cubano e é uma pessoa muito querida por todos no país.
Eu tive o privilégio de conhecer Frei Betto justamente nesta segunda viagem que fiz a Cuba em fevereiro deste ano e, desde então, estou ouvindo e lendo mais os ensinamentos do escritor, jornalista e assessor de movimentos sociais de diversos tipos e lugares.
Frei Betto fala para jovens diplomatas cubanos. |
Quando vejo Frei Betto e a educadora Maria Leite explicando a respeito da educação baseada no modelo Paulo Freire, que também tenho lido atualmente, compreendo o quanto a educação em Cuba é central na resistência revolucionária do povo, que mesmo após décadas de sofrer um bloqueio criminoso dos Estados Unidos, luta com altivez pela manutenção dos avanços sociais do socialismo.
"Con todos y para el bien de todos" |
Viva Fidel! Viva Cuba e o povo cubano! Fora do socialismo só encontramos a barbárie como vemos no capitalismo.
O mundo civilizado e humanista exige o fim do bloqueio criminoso imposto pelos Estados Unidos ao povo cubano!
William Mendes
Post Scriptum: a postagem anterior sobre o tema Cuba aborda o 1º de Maio na Ilha (veja aqui).
Nenhum comentário:
Postar um comentário