Instantes fotográficos
Ao ver o relevo montanhoso ao redor da cidade de Ushuaia, no Extremo Sul da Argentina, me lembrei das aulas de Geografia que explicam a formação dos relevos do planeta Terra.
Tem uma aula do Instituto Conhecimento Liberta (ICL) que explica sobre o papel dos agentes endógenos e exógenos na formação dos relevos (ver aqui).
A América do Sul, a Cordilheira dos Andes e a região mais ao Sul do continente, que inclui a Terra do Fogo e a cidade de Ushuaia, têm em suas formações de relevo tanto aspectos endógenos como movimentação de placas tectônicas e vulcanismo, quanto aspectos exógenos como intemperismo e erosão.
Na aula sobre a formação dos relevos a partir da degradação das rochas e transporte de sedimentos pelos processos de intemperismo e erosão se aprende o papel dos elementos naturais como a água e o gelo no processo. Ao observar os relevos da região de Ushuaia vemos a história geológica daquelas formações de montanhas, planícies e rios.
Os elementos da natureza como a água e o gelo atuam bastante no processo de degradação das rochas conhecido como intemperismo. A quebra de rochas pela expansão do gelo é um exemplo de processo físico ou mecânico.
Em relação ao processo de formação dos relevos por erosão, ou transporte de sedimentos, a região de Ushuaia me pareceu ter muita influência dos processos de erosão fluvial e glacial. A região passou milhares de anos sob o gelo.
Eu me lembrei desses conceitos ao ouvir as explicações dos guias locais sobre o formato das montanhas que estão no entorno da cidade, o Glaciar Martial. Algumas montanhas têm os picos desgastados pelo intemperismo e pela erosão glacial e outras têm picos pontiagudos, pois estariam acima das placas de gelo.
Os guias locais explicam aos turistas que a região esteve sob gelo durante a última era glacial. Ao mudar o clima, o degelo alterou os picos das montanhas, por intemperismo e por erosão. Os vales também foram consequência do processo. Alguns picos estavam acima do gelo e se preservaram.
---
Interessante ver a natureza em toda sua exuberância e imaginar os processos que deram origem aos relevos que estamos vendo.
William Mendes
Nenhum comentário:
Postar um comentário