A ILHA DAS ÁGUAS CLARAS
Quando nosso grupo de brasileiros chegou a Varadero, em maio de 2023, o encanto tomou conta de todos nós. Ver aquelas praias com areias claras e um mar azul-turqueza combinando com o céu azul foi como aquele primeiro alumbramento que Manuel Bandeira fala a partir do eu-lírico de uma criança, no poema "Evocação do Recife".
Até ali, já havíamos experimentado muitas emoções naqueles dias de viagem pela ilha socialista, país de um povo alegre, altivo, inteligente e acolhedor.
Dias antes, tínhamos participado do 1º de maio em Trinidad, com nossa bandeira brasileira e nossas camisas confeccionadas para demonstrar nosso apoio e nossos laços de amizade com o povo cubano e suas lutas.
Além dos dias em Trinidad, nossos corações traziam a experiência inesquecível de estarmos diante do Mausoléu Guevara e da tumba do revolucionário e seus companheiros, em Santa Clara. Estar diante dos restos mortais de Che Guevara foi uma das maiores emoções de minha vida.
Em Varadero, nosso grupo concluiu com louvor aqueles dias em Cuba. Tudo correu bem em nossa visita à Ilha socialista e devemos agradecer em especial à nossa amiga Maria Leite, professora brasileira que há décadas apoia o povo cubano, estuda a pedagogia exitosa do país e dá todas as coordenadas às pessoas que vão viajar para lá.
Também devemos todo êxito da viagem aos queridos Luis e Isabel, que acolhem brasileiros na Casa de Isabel há décadas. O apoio, as conversas e as informações recebidas do casal fazem com que o turista aproveite ao máximo sua estadia em Havana. A querida Isabel nos deixou recentemente, mas a Casa de Isabel segue acolhendo e ajudando os turistas brasileiros.
A estância balneária de Varadero, que pertence atualmente ao município de Cárdenas, na província de Matanzas, tem praias com estruturas diversas em relação ao que os brasileiros estão acostumados. No primeiro dia, nosso grupo foi a uma praia sem estrutura de serviços, e o turista precisa levar os itens básicos. Na noite da chegada, fomos à famosa La Bodeguita del Medio.
No segundo dia, nosso grupo andou pela região antes e escolheu ficar em uma praia com estrutura de serviços como bebidas, petiscos e cadeiras com sombras. Ao passarmos por El Mesón de Don Quijote, troquei uma ideia com o cavaleiro andante (risos)
A estância conta com ônibus circulares que funcionam durante todo o dia e o turista compra o bilhete e pode ir para qualquer lugar que planejar com o mesmo bilhete. Também é possível escolher formas alternativas de transporte, conforme imagens abaixo.
Enfim, fazer a postagem e olhar fotos é uma forma de relembrar a experiência que vivemos em Cuba e apoiar o povo cubano.
William Mendes
Fotos: 06 e 07/05/23












Nenhum comentário:
Postar um comentário