sábado, 10 de setembro de 2022

Nuvens carregadas sobre nós (23/02/19)


Era um final de tarde de sábado, 23 de fevereiro de 2019, verão em Osasco, São Paulo, quando vimos esta formação de nuvens bastante carregadas e com grande extensão. Achei o instante bonito.

18h39.


18h47

18h48


18h49

É isso! 

A natureza nos dá de graça instantes incríveis.

William

quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Lembranças - Passeio a Porto de Galinhas (2019)

Dias felizes

Estivemos em Porto de Galinhas, Pernambuco, antes da pandemia mundial de Covid-19 e como acontece todas as vezes que tiramos férias e vamos pra lá os dias foram de muita tranquilidade e curtição daquele local que tanto gostamos.

Talvez já tenhamos ido pra lá umas dez vezes, sempre no mesmo hotel, só para descansar num lugar onde eu vou todos os dias ver peixes e corais no horário adequado da tábua de maré, lugar onde fazemos as refeições no horário que escolhermos e o tempo fica sob nosso livre desejo.

A região da Praia do Cupe onde nos hospedamos em Porto de Galinhas é um lugar de boas lembranças.


Essas primeiras fotos são do centrinho de Porto de Galinhas, sempre vale um passeio por ali. Na prainha saem as jangadas pras piscinas de corais nas semanas em que a tábua de maré está favorável.


Olha que legal essa rua no centrinho de Porto de Galinhas...


É uma atração para os turistas tirarem suas fotos de lembranças.


O céu azul com as bandeiras e guarda-sóis é legal demais!

Com um cenário desses, a gente até fica com vontade de bater fotos de lembranças de nossos momentos de felicidade...


Na volta para o hotel, olha o entardecer que vimos. As máquinas não reproduzem o que nossos olhos veem, mas dá para ter uma ideia da beleza do instante.


No hotel, é só sentar juntinhos, tomar um aperitivo, petiscar alguma coisa e ver o mar, ouvir o mar, sentir o mar...


Olha o mar recuando e já mostrando os corais... é hora de ir nadar e ver corais e peixes e a fauna local. Já vi cobras d'água, moreias, diversas espécies locais... e muitos peixes coloridos.


Todos os dias é só ouvir e ver e sentir o céu, o mar, a brisa...


Abaixo, vemos a praia no sentido do centrinho de Porto de Galinhas.


Nas fotos que fizemos em 2016, lá estava a gatinha que fica ali no hotel. Não foi diferente dessa vez, 3 anos depois. Lá está ela, entre os turistas.


Para fechar essa postagem de lembranças de nossos dias calmos em Porto de Galinhas, o mar...


Até a próxima, Porto de Galinhas!!!

William


sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Despedida de Jaboticabal (SP)

Até qualquer dia, Jaboticabal! 

Ao nos despedirmos de Jaboticabal (SP), encerramos uma etapa de nossas vidas, principalmente da vida de nosso filho, e seguimos adiante para as novas etapas do viver.

Entardecer no lago municipal.

O lago da cidade é um lugar que oferece gratuitamente o prazer do momento em contato com a natureza. Pássaros e plantas com as cores dos instantes do dia.

Há peixes tanto no lago quanto no rio ao lado.

Ao lado do lago, passa o rio que corta a cidade. É impressionante ver na cidade a quantidade de cardumes de peixes que se vê ali. É uma diversão à parte ficar vendo os pássaros pescarem no local.

Entardecer no lago municipal.

No fim dos dias, vemos no lago um festival de sons dos pássaros e as capivaras saindo do lago. É muito legal.

Jabuticabas florescendo.

Em Jaboticabal vemos as jabuticabeiras (ou jaboticabeiras) florescerem em agosto. Dois dias depois dessa foto, os galhos e troncos estavam todos brancos como penugem de aves.

Ipê branco no portão da Unesp.

Na frente do portão da Unesp tem uma pequena praça de rotatória e uns ipês lindos. Dessa vez que lá estivemos foi possível ver o florescer do ipê e de brinde tinha uma casa de joão-de-barro.

Casa de joão-de-barro em ipê branco.

Como estava um dia nublado foi preciso trabalhar um pouco a luminosidade da foto para ver a casinha do joão-de-barro no ipê branco com um céu nublado.

Da praça para a morada do filhão.

Nos dias finais em Jaboticabal, sentei-me algumas horas na praça em frente ao condomínio onde nosso filho morou por alguns anos. No interior, ainda é possível ler em praças públicas.

Entardecer em Jaboticabal.

O céu de Jaboticabal é um daqueles céus azuis de cidades com pouca poluição, apesar das queimadas da região por causa das plantações do "agro pop".

Despedidas do Condomínio Bali,
da Praça do Rotary e de Jaboticabal.

Até qualquer dia, Jaboticabal, cidade do interior de São Paulo com cerca de 80 mil habitantes e com um dos campus da Unesp.

William


segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Jaboticabal (SP) - Instantes com o filhão



Jaboticabal foi a cidade onde meu filho escolheu estudar quando definiu que curso superior gostaria de fazer: Ciências Biológicas, no campus da Unesp Jaboticabal.
 

Esse lago destacado na postagem é o lago municipal, é um local belíssimo, tranquilo e cheio de peixes e pássaros. Ele tem uma pista para caminhar ao redor e bancos para se apreciar a paisagem.


Sempre que visitamos o filhão na cidade, o lago era roteiro certo. Tem um restaurante ali perto muito bom, então era só almoçar e curtir a beleza da paisagem.


O lago tem aves diversas, garças são frequentes ali. Conforme o período do ano, tem mais de uma espécie de ave migratória.


Apesar de ser proibido pescar por causa das capivaras que habitam o lago e que podem trazer riscos à saúde das pessoas por causa dos carrapatos, sempre tem gente pescando no lago.


Como se pode ver, a cidade é uma típica cidade do interior, com ruas tranquilas e áreas com animais domésticos e silvestres. Tanto vemos gado quanto cobras nas calçadas, como já vi.


O pôr do sol em Jaboticabal é maravilhoso, os reflexos solares no fim da tarde e as revoadas de pássaros são espetáculos à parte.


E como é comum nas cidades brasileiras, não poderia deixar de registrar a bela igreja da cidade, a igreja da Paróquia de São Benedito.


Fecho a postagem com esse céu azul cheio de nuvens de algodão. O entardecer visto da janela da casa do filhão sempre foi um show gratuito para quem gosta de apreciar o céu e a natureza.

Jaboticabal, cidade onde nosso filhão passou alguns anos de sua vida. Essas fotos foram registradas em fevereiro de 2019.

William

quinta-feira, 28 de julho de 2022

Lembranças - Céu de Brasília


Uma das memórias mais doces que carrego comigo do viver em Brasília é a lembrança das mais diversas tonalidades do céu brasiliense. 

Cada dia era uma nova aventura ao olhar para o céu, fosse de manhã, de tarde e até nas noites e madrugadas.

Céu azul com nuvens amarelas.

Me lembro de quando estava me acostumando à rotina de desgaste físico e mental que viveria por quatro anos brigados diariamente na defesa intransigente dos direitos em saúde dos trabalhadores que eu representava.

Nos primeiros meses achei que não aguentaria os quatro anos... mas aí comecei a olhar para o céu de Brasília, comecei a sentir o cheiro da natureza, comecei a ouvir a natureza... e tudo foi se arranjando e eu tive forças para fazer o que tinha que ser feito por quatro anos.

O céu que nos protege...

Os tons variados do céu de Brasília estão para sempre em minha memória. Era como aquele filme dizia em seu nome "O céu que nos protege".

William


PS: fotos de outubro de 2016, da janela de minha casa.

terça-feira, 26 de julho de 2022

Lembranças - Passeio a Brasília (2019)


Em fevereiro de 2019 estive em Brasília a passeio para matar saudades da cidade onde moramos e trabalhei por quatro anos. Registro aqui algumas fotos da região onde vivemos, na Asa Sul, mais especificamente na SQS 110 (Superquadra Sul). 

Durante os anos em que lá estive a trabalho, andei, corri, pedalei e vivenciei aquela natureza única do Planalto Central. Aos domingos e feriados, o Eixão era o meu local de lazer. 

Fauna e flora e o céu de Brasília estarão para sempre guardados em meu coração, em minhas memórias.

Essa paisagem foi a frente
de nossa casa por anos.

O ponto vermelho na Asa Sul
mostra onde moramos.

Nessa alameda, ia à padaria pelas manhãs.
Às vezes, um carcará cruzava meu caminho.

Nessas alamedas, corria nas horas livres.

Ali, fazia exercícios físicos após as corridas.

Outra alameda, visão do Eixão para a W1.

A mesma alameda, visão da W1 para o Eixão.

Pracinha ao lado de casa. Gaviões carcarás
e ipês são alguns atrativos dela.

Alameda em frente da janela de casa.
Era um mar de flores vermelhas de flamboyants.

A frente do condomínio onde morava.
Fazia alongamentos perto daquela grade.

Frente do condomínio onde morava.
Local cheio de pássaros e flores.

Essa é a visão da parte de trás de onde morávamos.
A visão da janela do quarto do filhão, quando vinha nos ver.

Essa alameda desce pro Eixão.
Tem um ipê rosa magnífico nela.

Nessa alameda, se vê do Eixão para a W1.
Quantas vezes passei por ali correndo pra lá e pra cá.

Quando chovia, eu ia para o Eixão correr e era quase
que só eu e alguns pássaros: corujas, quero-queros...

Ali está a empresa pública para a qual dediquei
a melhor fase de minha vida, onde representei o
conjunto dos funcionários da ativa e aposentados.

É isso. Dizem que Brasília é uma cidade que traz emoções e sentimentos intensos às pessoas que lá vivem, ou as pessoas gostam da cidade ou não gostam dela. Eu gostei de Brasília e sempre vou guardar no lado saudoso de minhas memórias os anos que ali vivi.

William